sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Curiosidades sobre "A Viagem de Chihiro"
O autor dedica o filme a um grupo de meninas amigas suas. São crianças iguaizinhas às outras: gostam de sonhar, têm bom coração, conseguem mostrar muita coragem, mas também são frágeis.
A Viagem de Chihiro é um dos poucos filmes do género «anime» (animação japonesa) feito especialmente para crianças. Foi pensado para a sua sensibilidade e para os fazer sonhar, tal como os filmes da Disney.
Sabias que, na maior parte dos filmes de Hayao Miyazaki (o autor do filme), o papel principal vai para uma menina que se torna a heroína da história? Ele diz que, quando há problemas, as mulheres mostram ter mais força e energia.
O título original de A Viagem de Chihiro é «Sen to Chihiro no Kamikakushi». «Sen» significa mil ou muitos, «Chihiro» quer dizer pato grande e «kamikakushi» é um termo que se usa sobre algo que desaparece como por encanto.
Antes de se fazer um filme (qualquer um) é sempre preciso haver um guião que conta a história. Depois faz-se o storyboard, as imagens do filme em desenhos, e só no fim é que se começa a filmar. Sabias que o autor nunca faz um guião e raramente termina os seus storyboards? Passa logo directo ao filme!
Nos estúdios Ghibli, onde se fez A Viagem de Chihiro, só se faz um filme de cada vez. Isto porque não têm capacidade de fazer dois filmes ao mesmo tempo. Nem querem... Sabias que «Ghibli» é o nome de um pequeno avião italiano? Por isso os estúdios têm sempre que ser pequenos!
Mesmo assim, este filme entrou directamente para o top das bilheteiras japonesas. Sabias que conseguiu ultrapassar o Titanic que era, até à altura, o maior recordista de sempre dos cinemas no Japão
No seu país de origem, A Viagem de Chihiro já rendeu aproximadamente 234 milhões de euros. O engraçado é que os responsáveis pelo Ghibli não querem que renda muito mais fora do país, para que não se torne demasiado grande.
E sabias que foi o primeiro filme animado a ganhar um Urso de Ouro no Festival de Berlim? É uma espécie de Óscar alemão e apesar de ser um prémio menos conhecido é igualmente importante!
Até agora só o filme Cinderela, da Disney, tinha conseguido entrar no Festival (e mesmo assim não ganhou).
Por falar em Disney, sabias que nos EUA é esta grande empresa de filmes animados que está a fazer a distribuição de A Viagem de Chihiro? Até fizeram a sua própria versão das vozes de cada personagem para inglês!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário